há cerca de 1 ano | CAPRILAB
A importância das vacinas para a imunidade nos dias atuais.
Conscientizar novamente a população sobre a importância da vacinação é um tópico muito importante, pois elas são as principais responsáveis por atuar na defesa do organismo humano, contra agentes infecciosos e bacterianos.
Felizmente, o Brasil ainda é um dos países com maior índice de vacinação do mundo, pois possui um serviço público que oferece esses serviços de forma eficiente, mas muitas pessoas ainda relutam em levar seus filhos para tomar as doses necessárias e acabam expondo eles a doenças que, quando o corpo não possui o imunizante, podem ser extremamente graves.
Doenças como a Meningite, Sarampo, Coqueluche e Hepatite, por exemplo, apenas estão controladas hoje em dia, por conta do grande índice de imunização, senão elas continuariam sendo um grave problema, principalmente entre as crianças.
No artigo de hoje, vamos falar sobre isso e descobrir quais são as principais vacinas que os seus filhos devem tomar, logo nos primeiros meses da vida.
POR QUE VACINAR?
As vacinas são essenciais para preparar o organismo para combater doenças que ameaçam a saúde em humana em qualquer idade. Mesmo se um vírus ou bactéria se instalar em seu corpo 30 anos depois de você ter tomado a vacina, ela será capaz de combater essa ameaça, evitando que você fique doente ou tenha sintomas graves.
Um exemplo clássico disso é a gripe. Antigamente, quando os povos europeus vieram para a América para colonizá-la, os nativos não tinham contato com a gripe e, essa doença que para nós não passa de um pequeno incomodo (graças a vacina), na maioria das vezes, para eles era um problema letal, levando diversos ao óbito.
Doenças altamente contagiosas como a caxumba, rubéola, paralisia infantil, sarampo, tétano e difteria já não existem mais nos dias atuais por conta da grande adesão às vacinas, em uma época em que todas elas eram consideradas letais.
A vacinação continue sendo um instrumento de controle e prevenção de doenças infecciosas e o mais eficaz já inventado até hoje, tanto para a proteção individual, quanto para a coletiva.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE VACINA DE EXISTEM?
A composição das vacinas é feita por meio de microrganismos inativados ou atenuados e substancias que podem ser introduzidas no organismo humano para estimular a reação do sistema imunológico, fazendo-o entrar em contato com uma ameaça e, assim, aprender a se blindar dela na hora de um ataque real.
Atual são fabricados dois tipos de vacinas:
VACINAS ATENUADAS
Esse tipo apresenta organismos vivos em sua composição, que passaram por mutação em laboratório para se tornarem mais fracos e, assim, poderem ser introduzidos no corpo humano sem causar danos.
Dessa forma, eles mantêm suas características especificas, que é o que acionará o sistema imunológico para fazer o seu reconhecimento, mas não podem provocar de fato a doença.
Por ser considerada uma vacina mais forte, as atenuadas não precisam ser administradas em várias doses e possuem um resultado extremamente longo, podendo deixar o paciente imunizado pelo resto da vida.
VACINAS INATIVAS
Esse tipo de vacina contém em sua composição apenas partes de organismos infecciosos ou bacterianos que não são vivos. Ela atua, por exemplo, por meio da introdução de uma proteína que é capaz de fazer com que os anticorpos do organismo humano sejam ativados, aumentando sua produção e inibindo doenças.
Nesse caso, mais de uma dose pode ser necessária para que a vacina alcance o seu resultado completo, mas ainda assim, quando tomadas de forma correta, proporcionam um resultado longo e extremamente eficiente.
VACINAS OBRIGATÓRIAS
Como dissemos anteriormente, as vacinas são considerar a forma de imunização mais competente nos dias de hoje, por isso, existem algumas que são obrigatórias e devem ser tomada sem falta.
Para explicar melhor, vamos separá-las em dois tópicos:
VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA CRIANÇAS
- Hepatite B
- BCG-id
- Rotavírus
- DTP ou DTPa
- Hib
- VOP ou VIP
- Pneumococo Conjugada
- SCR
- Meningococo Conjugada
- Febre Amarela
VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA ADULTOS
- Tríplice bacteriana (dTpa)
- Febre Amarela
- Hepatite A
- Varicela
- Tríplice Viral
- Herpes Zoster
- Influenza
- Meningocócica Conjugada ACWY
ONDE POSSO ME VACINAR?
No Brasil, é possível encontrar a maioria das vacinas disponíveis nos centros de atendimento do SUS, porém algumas mais específicas são apenas distribuídas pelas clínicas privadas de vacinação.
No Caprilab você encontra todas as vacinas necessárias para a imunização total da sua família, por um valor acessível e com atendimento rápido e cuidadoso, garantindo que todo o processo seja tranquilo.