Blog

Dezembro Vermelho: – Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Dezembro traz mais uma campanha muito importante para educar a população sobre doenças que deveriam ser muito mais comentadas e, ensinas desde cedo, sobre sua prevenção.

Instituída pela Lei n° 13.504/2017, a Campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo promover a prevenção, assistência e proteção das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A AIDS é uma doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana, também conhecido como HIV, que ataca o sistema imunológico, deixando-o fraco para defender o corpo de outras doenças e atacando principalmente os linfócitos T CD4+. Esse vírus é capaz de alterar o DNA das células e reproduzir a si mesmo, rompendo os linfócitos para continuar com a infecção de forma mais rápida.

Ainda assim, existe uma grande desinformação em torno da doença, uma vez que possuir o HIV, não é a mesma coisa de ter, de fato, AIDS. Existem muitas pessoas que possuem um vírus no organismo, mas nunca chegam a desenvolver a doença. O vírus também pode ser transmitido pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou da mãe para o filho, durante a gravidez ou amamentação, portanto, todas as medidas de prevenção devem ser tomadas.

Segundo definição, as Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou microrganismos que entram em contato com o paciente por meio do contato sexual sem o uso adequado da proteção. O tratamento das ISTs é essencial para melhorar a qualidade de vida do infectado, uma vez que em sua grande maioria, elas não possuem cura. Quando não tratadas, dependendo do nível e da doença, podem até mesmo levar à morte.

Segundo dados levantados pelo IBGE e o Ministério da Saúde, mais de 1 milhão de pessoas contraíram infecções sexualmente transmissíveis anualmente desde 2019. Essas doenças podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos ou verrugas anogenitais, entre outros sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele, entre outros.

Sempre que notar um sintoma diferente, é essencial que o médico especialista seja procurado, além da realização do exame de sangue, que é o principal responsável por identificar as infecções.

A melhor forma de se prevenir das ISTs é por meio da utilização correta do preservativo durante as relações sexuais, além de nunca compartilhar objetos de uso pessoal, como alicates, seringas e outros que podem entrar em contato com o sangue.

As principais ISTs da atualidade são:

  • Herpes genital;
  • Cancro mole (cancroide);
  • HPV;
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
  • Donovanose;
  • Gonorreia e infecção por Clamídia;
  • Linfogranuloma venéreo (LGV);
  • Sífilis;
  • Infecção pelo HTLV;
  • Tricomoníase.

Fique sempre atento, faça exames preventivos e cuide-se!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?