Logo Laboratório de Análises Clínicas Caprilab
Laboratório de Análises Clínicas Caprilab

Resultados dos Exames

Enviar
Tipos de diabetes.

há cerca de 2 anos | CAPRILAB

Tipos de diabetes.

O Diabetes é uma doença diretamente ligada ao mal funcionamento do pâncreas e está divida em tipo 1 e tipo 2. Cada uma dessas divisões possui fatores, sintomas e tratamentos específicos e diferentes, tendo em comum apenas duas coisas: a deficiência na produção da insulina por parte do pâncreas e o excesso de açúcar na corrente sanguínea.

Mas como funciona o pâncreas?

O pâncreas é o órgão responsável pelo controle do nível de insulina no sangue. É ele quem determina se a glicose irá ser utilizada como energia para as atividades do corpo ou se será armazenada em forma de gordura, como uma reserva.

Quando existe a condição de diabetes, o pâncreas sofre com deficiência ou falta de energia para realizar suas funções.

Diabetes Tipo 1:

Acontece quando o sistema imunológico atacada equivocadamente, às células conhecidas como células beta, que produzem a insulina. Dessa forma, nenhuma ou pouquíssima insulina é liberada para o corpo e o pâncreas não consegue trabalhar.

O Tipo 1 é uma doença autoimune mais comum em crianças e adolescentes, mas que também pode aparecer em adultos.

Seu tratamento é feito com injeções diárias de insulina, medicamentos, exercícios físicos e dieta controlada.

Diabetes Tipo 2:

Acontece quando o organismo não consegue utilizar de forma adequada a insulina que produz ou não produz o suficiente para que o pâncreas a libere da forma correta.

O Tipo 2 é uma doença crônica que está diretamente ligada com problemas como a obesidade, sedentarismo e estilo de vida das pessoas. Normalmente, aparece em pessoas adultas, mas também pode ser diagnosticado em crianças e adolescentes. Seu tratamento é feito com planejamento alimentar, atividades físicas, remédios antidiabéticos e, em alguns casos mais graves, injeção de insulina ou até mesmo cirurgia.

**Algumas pessoas diagnosticadas com o Tipo 2, ainda podem desenvolver um processo autoimune e acabam perdendo as células beta do pâncreas, evoluindo a doença para o que chamamos de Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA) **.

Fonte: diabetes.org.br

Realizar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável são os principais caminhos para evitar e tratar o diabetes.

Continue cuidando da sua saúde e realize exames preventivos regularmente.

Conte com o Caprilab para isso! Afinal, nós nos importamos com a sua vida. 💙