Logo Laboratório de Análises Clínicas Caprilab
Laboratório de Análises Clínicas Caprilab

Resultados dos Exames

Enviar
SINTOMAS DE DENGUE OU COVID-19? SAIBA DIFERENCIAR AS DOENÇAS E SE PREVENIR

há quase 2 anos | CAPRILAB

SINTOMAS DE DENGUE OU COVID-19? SAIBA DIFERENCIAR AS DOENÇAS E SE PREVENIR

Com o aumento dos casos de dengue em nossa região e o impacto que a COVID-19 ainda tem em nossas vidas, é necessário estarmos sempre estar atento os sintomas e saber identificar as doenças corretamente para tomar os devidos cuidados desde o primeiro momento de percepção.

Ambas as doenças são transmitidas por vírus, mas possuem suas próprias características individuais, apesar de terem alguns sintomas muito parecidos.

Formas de Transmissão

A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypit e não pode ser transmitida para outras pessoas, pois não é uma doença contagiosa. Os surtos acontecem, principalmente, em épocas com grandes quantidades de chuvas ou locais com água parada e pouco saneamento básico, pois contribuem para a reprodução dos mosquitos.

Já a COVID-19 é transmitida por um vírus que se espalha por meio de partículas de saliva ou secreções de uma pessoa infectada à outra. Esta é uma doença extremamente contagiosa e que, logo que detectado os primeiros sinais, deve-se tomar alguns cuidados para não colaborar com sua transmissão.

Principais Sintomas

Ambas as doenças apresentam febre, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar, mas possuem, separadamente, características especificas que podem te ajudar na hora de diferenciar os sintomas. Pessoas acometidas pela dengue podem apresentar dores atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e dores abdominais, principalmente em quadros mais fortes, como no caso da dengue hemorrágica, que necessita de atendimento médico imediato.

Quanto a COVID-19, seu principal fator é o quadro respiratório. Pessoas acometidas pela doença apresentam tosse, coriza, produção de catarro, dores no peito, falta de ar e perda de olfato e paladar.

Caso identifique qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico o mais rápido possível. Apenas um médico especialista poderá passar o diagnóstico adequado, além de solicitar testes e exames para recomendar o tratamento necessário para cada caso.

Como prevenir?

O principal método de prevenção da dengue é evitar deixar potes, objetos e calhas acumularem água parada e, assim, impedir que o Aedes Aegypti se reproduza. Esteja sempre atento com vasos, pneus parados, calhas entupidas com folhas e outros fatores externos. Lave pratinhos e vasos de plantas pelo menos 1 vez na semana e deixe-os sempre cobertos de terra, sem água acumulada.

Já para a prevenção da COVID-19, precisamos trabalhar juntos! Além de praticar o distanciamento físico, é importante que você sempre higienize as mãos corretamente antes de comer ou após pegar em maçanetas e objetos públicos. Lave bem as mãos, utilize álcool em gel 70% e sempre que sair casa, ficar em ambientes fechados ou sentir-se resfriado, utilize máscaras de proteção.

Dessa forma você colabora com a sua saúde e com a de quem convive com você.

Aqui no Capri você encontra exames para dengue e covid, com resultado rápido, seguro e de qualidade. Entre em contato para saber mais.