Logo Laboratório de Análises Clínicas Caprilab
Laboratório de Análises Clínicas Caprilab

Resultados dos Exames

Enviar
 Setembro amarelo e dourado – Mês da luta contra o suicídio e o câncer infantojuvenil

há 7 meses | CAPRILAB

Setembro amarelo e dourado – Mês da luta contra o suicídio e o câncer infantojuvenil

Setembro é um mês especial, marcado por dois movimentos globais de conscientização, que tem como objetivo trazer para a população o pensamento crítico sobre dois problemas de saúde mortais: o câncer e o suicídio.

Para compreender melhor sobre cada uma delas, separaremos essa postagem em tópicos, assim será possível explicar, de forma mais ampla, a importância dessas campanhas para o nosso coletivo, criando uma rede de conscientização.

Setembro Dourado

Setembro Dourado

O câncer infantojuvenil compreende uma grande variedade de tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes, desde ainda bebês até os 19 anos. É considerado uma doença rara, mas ainda assim, é a principal causa de morte de crianças em todo o mundo.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, os sintomas são deixados de lado e considerados normais do período da vida, já que eles são disfarçados por outras doenças que podem ter resultados similares. Quando os pais ignoram esses sinais e decidem tratar os filhos em casa, o diagnóstico passa batido e, é nesse momento, que o estrago está sendo causado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada hora, surge um novo caso de câncer infantojuvenil no Brasil e esse número apenas tende a aumentar.

Há 30 anos as chances de cura eram consideradas apenas 15%, mas hoje com o avanço da medicina e dos tratamentos, ela pode chegar a 80%, se diagnosticada a doença precocemente e iniciar os cuidados o mais rápido possível.

O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, com a participação de médicos especializados, além de psicólogos e assistentes sociais. Ele também está apto para situações que podem envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia, entre outros, dependendo do estágio e do tipo de câncer.

Junte-se a nós nessa luta contra o câncer, leve sempre seus filhos até o médico e priorize diagnósticos completos para todas as doenças.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Essa campanha surgiu para se relacionar com a comemoração do dia 10 de setembro, considerado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, e conscientizar as pessoas da importância de falar sobre esse assunto e, principalmente, ensiná-las que até os mínimos sinais não devem ser ignorados ou considerados frescura, coisa que acontece muito, infelizmente.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, apenas no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos, um número extremamente preocupante, considerado a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

E apesar de termos números expressivos de casos, esse assunto ainda é considerado um grande tabu, o que dificulta o entendimento e as ações de prevenções, uma vez que muitas pessoas ainda não levam questões de saúde mental tão a sério, quanto deveriam.

A depressão não é uma brincadeira, é um problema sério e que, na maioria das vezes, precisa ser tratado com medicamentos e terapia. Portanto, se uma pessoa próxima de você demonstra sentimento de tristeza constante ou dá sinais de que não está contente com a vida, dê atenção. Converse, apoie e a incentive a procurar ajuda especializada.

Uma simples conversa pode ser o suficiente para salvar uma vida, não menospreze isso. O fortalecimento da rede de apoio é a principal forma de prevenir o suicídio, assim, a pessoa compreende que existem outras que se importam com ela.

Abrace essa campanha, dê atenção e, em caso de necessidade de ajuda, conte com o CVV, Centro de Valorização da Vida, ligando pelo número 188.