Logo Laboratório de Análises Clínicas Caprilab
Laboratório de Análises Clínicas Caprilab

Resultados dos Exames

Enviar
Outubro Rosa – Estamos juntos na luta contra o câncer de mama!

há 6 meses | CAPRILAB

Outubro Rosa – Estamos juntos na luta contra o câncer de mama!

O mês de outubro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, onde diversas empresas e segmentos abordam o tema, demonstrando a importância de homens e mulheres realizarem os exames, diagnostico, prevenção e tratamento da doença.

O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres de todo o mundo, equivalendo a 25% dos casos, além de ser a causa mais comum de morte pela doença. Estima-se que cerca de 1,7 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano e ela pode ter inúmeros motivos para acontecer.

Os fatores de riscos são complexos e podem estar ligados ao estado hormonal, hábitos ou até mesmo histórico familiar, sendo que neste último caso, o cuidado deve ser redobrado desde cedo, para todos os membros da família.

A incidência da doença tende a aumentar de acordo com a idade, tendo o seu pico para pacientes com maior de 45 anos, sendo que os casos em mulheres com mais de 50 anos equivalem a 80% dos pacientes.

Apesar de raro, sendo apenas 1% em todo o mundo, o câncer de mama também atinge homens e, por isso, a prevenção não pode ser deixada de lado. Questões como a má alimentação, o sedentarismo, a obesidade, o uso excesso de álcool e tabaco, além do hábito de fazer reposição hormonal por mais de 5 anos seguidos, também podem ser fatores de risco para a doença.

Como evitar o câncer de mama?

Evitar o consumo excessivo de álcool, manter uma rotina de atividades físicas regular e o peso corporal adequado é o básico para evitar a doença. Mulheres com filhos também podem manter a amamentação o máximo de tempo possível, para evitar que as células cancerígenas de formem, além de realizar exames preventivos, sempre que possível, como:

Autoexame: pode ser feito em pé em frente ao espelho, no banho ou deitada na cama, basta a mulher se sentir confortável. É necessário levantar um dos braços sobre a cabeça e, com a mão livre, sentir a mama em movimentos circulares, para cima e para baixo, buscando qualquer tipo de nódulo ou caroço desconhecido e indolor. Também é importante atentar-se a texturas diferentes ou líquidos saindo dos mamilos.

Mamografia: a mamografia é o principal exame para o diagnóstico e controle do câncer de mama, pois permite a visualização interna do local. Quando há sinais da doença, ele cria microcalcificações que assumem uma forma branca na radiografia, tornando a detecção muito mais fácil e possível, em estágios iniciais.

Ultrassom: a ultrassonografia mamária é utilizada para detectar tumores em fase inicial ou durante o tratamento da doença, para avaliar o seu progresso.

Quando descoberto logo no início das manifestações, o câncer de mama possui um percentual de 95% de chance de cura, graças aos esforços da oncologia atual para oferecer um tratamento adequado às pacientes.

A campanha do mês de outubro busca mostrar a importância de conhecer essa realidade e compartilhá-la com mais homens e mulheres, para que eles também possam se cuidar de forma digna e manter a vida saudável longe dos perigos do câncer.

O Caprilab abraça essa causa! Cuide-se você também.