Logo Laboratório de Análises Clínicas Caprilab
Laboratório de Análises Clínicas Caprilab

Resultados dos Exames

Enviar
Dia Nacional do Diabetes: Previna-se!

há quase 2 anos | CAPRILAB

Dia Nacional do Diabetes: Previna-se!

Em 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame de prevenção e os cuidados específicos para as pessoas que convivem coma a doença.

Mas primeiro, vamos entender o que é o diabetes?

O Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica que pode ocorrer, tanto pela falta de insulina no organismo, quanto pela incapacidade do pâncreas de distribuir a insulina corretamente para que ela exerça sua função. Dessa forma, a doença fica dividida em:

Diabetes Tipo 1: Causada quando o sistema imunológico do paciente faz com que os anticorpos ataquem as células de insulina e as eliminem, ocasionando a falta do hormônio no corpo. Essa condição ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos e é uma condição genética.

Seus principais sintomas são: fome frequente, vontade de urinar frequente, sede constante, mudanças de humor sem motivo aparente, náuseas, fadiga, perda de peso, fraqueza, nervoso, entre outros.

Diabetes Tipo 2: Causada pela resistência ou deficiência na secreção de insulina pelo pâncreas. Esse tipo é o que acomete cerca de 90% das pessoas diabéticas, porque é resultado de maus comportamentos alimentares e a falta de exercício físico.

Seus principais sintomas são: dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento constante nos pés, visão embaçada, infecções frequentes e aparecimento constante de furúnculos.

Existe também um tipo mais especifico, chamado de Diabetes Gestacional, que consiste na diminuição da tolerância à glicose por parte do organismo da gestante, podendo ou não, persistir após o trabalho de parto.

E como prevenir?

Quando falamos de prevenção, estamos conversando especificamente, sobre o Tipo 2 da doença, uma vez que a Tipo 1 é recorrência de uma alteração de herança genética muito mais rara de se acontecer.

O principal é realizar exames de rotina, pelo menos, uma vez ao ano para verificar os níveis de glicose no sangue. O acompanhamento médico é extremamente importante para a manutenção da saúde e é a forma mais segura de se detectar indícios de que você pode ter a doença.

Além disso, manter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e realizar o controle do estresse e pressão arterial podem te ajudar a manter o diabetes longe.

Para as pessoas que já convivem com a doença, é importante sempre manter o acompanhamento médico e fazer o uso correto dos medicamentos, além de consumir alimentos adequados nas quantidades certas, manter a rotina de exercícios e prevenir o estresse.

** Fonte: Ministério da Saúde. **